segunda-feira, 18 de julho de 2011

           Ontem me perguntaram porque eu estava postando   um texto  budista ... se eu era budista ? A quanto tempo praticava?Enfim ...então respondi que não ..... não sou budista;embora tenha sido batizada (acredito que não seja bem o termo ) na Reiyukai do Brasil em 1994  não me considero budista ( minha madrinha Marlene que o diga .... mas sei que hoje ,lá de onde ela está ,ora por mim e amorosamente aguarda minha prática diária  ). Em janeiro deste ano fui à India  e ao fazer  parte do  Caminho da Iluminação de Buda:  Sarnath,BodhGaya,Nalanda  ao percorrer  aqueles lugares  mudou algo dentro de mim . Acredito que isso   deve acontecer com todos aqueles que  percorrem  qualquer caminho sagrado como  em Jerusalém  ou em  São Tiago de Compostella  . Hoje só sinto ( e o termo é este ...sinto ) que a prática budista me emociona e como uma das coisas que aprendi nessa viagem foi o quanto "compartilhar" faz bem à alma   resolvi faze-lo , postando aqui alguns textos  desta tradição religiosa  que , sempre que releio ou leio algo novo me surpreende e aquece meu coração .
Hoje , não continuarei o texto já iniciado a alguns dias e que por ser um pouco extenso  foi  dividido em partes  e sim  postarei  algumas fotos da viagem  e uma breve descrição de alguns dos  Caminhos de Lorde Budha  .Namastê !!!

BODHGAYA    - Estátua de Buda




            BodGhaya 


Está localizada a 96 km de Patna no estado de Bihar na Índia. Historicamente era conhecida como Bodhimanda e possuia  um grande povoado monástico . O principal monastério de Bodhgaya era chamado Bodhimanda-vihara..De acordo com a tradição budista, cerca de 500 a.C. o príncipe Siddhartha Gautama, chegou à margem silvestre do rio Falgu, próximo da cidade de Gaya. Ali ele sentou em meditação debaixo de uma Árvore Bodhi (Ficus religiosa). Depois de quarenta e nove dias e quarenta e nove noites em meditação, Siddhartha atingiu a iluminação e percebeu as questões que havia procurado. Após as sete semanas, ele viajou para Sarnarth, aonde ele começou a disseminar o Budismo.

Bodhy Tree
A historia de Bogh Gaya é documentada por varias inscrições e a descrição de peregrinos. Dentre essas descrições principalmente estão as dos peregrinos chineses Faxian no século V e Xuanzang no século VII. A área foi o coração da civilização budista por séculos, até que foi conquistada pelo exercito turco no século XIII.Os discípulos de Siddhartha Gautama começaram a visitar os locais aonde ele alcançou a iluminação durante a lua cheia do mês de Vaisakh (abril-maio), pelo calendário hindu.
 Através do tempo o local ficou conhecido como Bodh Gaya, o dia da iluminação como Buddha Purnima e a arvore como Árvore Boddhi.Para os budistas, Bodh Gaya é o mais importante local para peregrinação relacionado a Gautama Buddha, os outros 3 sendo KushinagarLumbini e Sarnath. Em 2002 o complexo do Templo Mahabodhi de Bodh Gaya se tornou um patrimônio da humanidade da UNESCO


Templo do Butão  em Bodhgaya


Templo Mahabodhi em Bodhgaya


Templo Tai


Interior do  templo do Butão 





Nalanda - Uma das universidades  mais antiga do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário