segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sob as águas profundas de Escorpião

E o Sol  continua sua jornada , iniciando hoje  sua travessia pelo intenso signo de Escorpião : signo fixo, do elemento água e que causa tanta discussão  : para uns é signo de gente de temperamento forte , que   só quem convive com um escorpiano é que sabe ..... para outros, signo de gente vingativa ... pobres escorpianos ,todos os comentários  sobre eles não são lá muito favoráveis ,pois todas as características negativas do signo  são sempre lembradas em primeiríssimo plano   e  essa fama é tão arraigada que  até alguns escorpianos   dizem  em alto e bom som "meu signo é escorpião" pra deixar muito claro "com quem se está falando" . 
Então me pergunto :  qual a origem dessa fama ? Provavelmente  a origem dessa fama está muito relacionada com o animal escorpião , animal venenoso , que vive escondido e por isso é muito temido  e quanto a afirmações  sobre a índole escorpiana  é  claro que não há  melhor ou pior signo  pois cada signo tem características positivas e negativas . Cada signo nada mais é do que um dos doze campos de experiência neste planeta  para a alma humana . Cada  signo  é uma emanação de energia   a colaborar com o Plano Maior da Existência . 
E com a intenção de colaborar com uma "leitura" mais profunda do signo de escorpião deixo aqui   um texto  da autoria de Ricardo A. Georgini    que  aponta para a grandeza desse signo e da importante lição que todos poderemos  vivenciar nesse mês .


Escorpião - Triunfo inevitável

Escorpião é o signo dos desafios e provas, dos conflitos e lutas, e acima de tudo, do triunfo. A energia de Escorpião assegura e promove a vitória do bem - dentro de cada ser humano. Tal energia nos encoraja  a enfrentar as lutas e provas necessárias para o bem triunfar em nós e através de nós.
Um dos principais dons de Escorpião é a coragem. A palavra “coragem” deriva de “coração”, e coração significa centro. Geralmente, associamos coração com sentimentos, emoções, paixões, sonhos, aspirações; e realmente, o mais comum é centrarmos nossas vidas nisso tudo. Mas o verdadeiro e mais profundo centro do nosso ser é outro. Está além de todas as nossas experiências físicas, emocionais e mentais. Tem a ver com valores e princípios, ou seja, com o amor, a sabedoria, a verdade, a beleza, a justiça, a alegria, etc. Ter coragem é ser capaz de permanecer no próprio centro ao enfrentar os desafios e lutas da vida; é apoiar-se em valores e princípios.
Costumamos dar um sentido excessivamente pessoal aos confrontos da vida. Vemos apenas as personalidades, e não aquilo que elas representam. Pensamos em termos de conflito entre pessoas, entre grupos, classes sociais, nações. Mas poderíamos perceber que, por trás disso tudo, há simplesmente um confronto de ideias, de valores e princípios. Assim, poderíamos manter os conflitos livres de toda a carga dos nossos afetos e desafetos, nossas paixões, ambições, medos, raiva, que apenas distorcem a questão e desviam a nossa atenção do que realmente está em jogo.
Todo conflito é, na verdade, uma oportunidade de interação, aprendizado mútuo, transformação e busca do bem maior. Não se trata de competição, de uns vencerem e outros perderem. Trata-se de os valores e princípios mais amplos e profundos prevalecerem. Quando isto acontece, todos vencem, mesmo aqueles que representavam os valores e princípios menores.
A vitória do bem sempre está garantida, desde que a verdadeira batalha seja travada. Ela acontece dentro de cada ser humano. A questão é permanecermos em nosso próprio centro, identificados com o bem maior, e não com os efêmeros e ilusórios benefícios ou malefícios pessoais.
Escorpião nos convida a submeter à prova as nossas teorias, crenças e ideais. Incentiva-nos a confrontar tudo isso com a realidade e aprender com a experiência. Habitualmente, supomos que já sabemos o que é o bem maior, já conhecemos e vivemos de acordo com os valores e princípios mais elevados. Mas, certamente, ainda temos muito a aprender e ainda podemos ampliar muito a nossa visão. A experiência nos conduzirá a isto, mas será preciso muita coragem e humildade para abandonar aquilo que não se provar útil.
Toda a humanidade é atualmente um grande campo de experimentações. As ideologias estão sendo postas em prova, as crenças (religiosas e científicas) estão sendo postas em prova. Antigas tradições, novas descobertas, teorias, experiências, hábitos - tudo está interagindo e se transformando mutuamente. Só podemos esperar um resultado: um ser humano melhor e um mundo melhor. Ele virá inevitavelmente, mas pode ser logo ou num futuro distante, dependendo da medida da nossa coragem.
Toda confronto sempre conduz ao triunfo do bem. Se o bem não triunfou, então a batalha ainda não terminou. Coragem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário