terça-feira, 19 de julho de 2011

E  continuando o texto  do  Lama Chagdud Tulku Rinpoche  sobre questões  fundamentais no Budismo 

Desejando a Iluminação
      Agora, o que fazemos? Se tivermos felicidade temporária neste instante, ou  a tivermos em outro momento, não importa o que surja em nossas vidas, a  mudança ocorre. Nós tivemos momentos onde fomos muito afortunados e  felizes. Também fomos muito miseráveis. Como cortamos essa interminável e constantemente mutável experiência de alto e baixo, superior e inferior? Praticamos desejando pela iluminação. O que significa desejar a  iluminação? Para onde estamos indo quando desejamos a iluminação? 
      A iluminação não é algo que existe externamente a nós. A natureza absoluta  e fundamental de todos os seres é a essência búddhica, a iluminação. Isso  não é um nome ou um termo que é colocado casualmente. A iluminação  significa as puras qualidades da mente, absolutamente isentas de falha. Agora não reconhecemos a verdadeira natureza de nossa mente. Logo, como praticantes, fazemos um compromisso de revelar essa natureza. Isso é chamado "desejar a bodhichitta". Não apenas desejamos a iluminação para  nós mesmos, mas desejamos que qualquer um que nos veja, ouça, toque ou se  lembre de nós, se beneficie disso e comece a despertar para a sua própria  natureza verdadeira.
      Uma vez que o corpo, fala e mente ordinários, comuns, transformem-se no corpo, fala e mente de sabedoria, isso é iluminação. O Buddha Shakyamuni   foi o quarto Buddha de uma era de mil Buddhas. Ele exibiu as trinta e duas  marcas maiores e oitenta marcas menores de um Buddha. Não há nenhum modo       de fingir ter essas qualidades. Há sessenta qualidades da fala iluminada. Por exemplo, quando o Buddha Shakyamuni ensinava, centenas de milhares de  pessoas de muitas culturas diferentes com muitos idiomas diferentes vinham  para ouvir. Quando o Buddha falava, cada pessoa ouvia suas palavras no sou  próprio idioma e entendimento, e cada pessoa ouvia simultaneamente as  respostas para suas questões particulares. Essas são as qualidades da fala  iluminada. As qualidades de conhecimento da mente iluminada são a onisciência  completa e a plena revelação da natureza de sabedoria da mente. Conforme  essas qualidades surgem no fluxo mental, incontáveis seres se beneficiam. Isso é o que significa alcançar a iluminação. É a isso que aspiramos.  Nesse caminho, a pureza da motivação é o mais importante. Por exemplo, se uma árvore tem raízes maravilhosas e muito fortes, então as folhas, as flores e o tronco serão muito saudáveis. Do mesmo modo, quando alguém tem uma motivação pura, sem sentido de ego, então todas as ações dessa pessoa     surgem em benefício, não apenas para si mesmo, mas para os outros também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário