sexta-feira, 15 de julho de 2011

Oiiii ....   aqui vai a continuação do texto budista  que postei anteriormente e que fala sobre a prática religiosa  . Assim que terminar  este texto ,postarei  outros textos de práticas religiosas diversas .

....  Como alguém encontra a essência da mente? Há três categorias nesse  processo. A primeira categoria é aplicar o método de focalizar os outros ao invés de si mesmo. Usamos o princípio de diamante cortando diamante,ferro cortando ferro. Os pensamentos egoístas são cortados com pensamentos altruístas. Por incontáveis éons, estivemos nos focalizando em nós mesmos. Desde manhã até a noite, estivemos meditando sobre o "eu, eu, eu, eu, eu, eu". Agora, nós quase realizamos completamente essa meditação ao ponto de,quando experimentamos uma pequena quantia de sofrimento, estamos prontos  para jogar nossa vida fora. Isso não é uma meditação proveitosa. De maneira a criar uma mudança no fluxo de pensamentos, olhamos para as necessidades dos outros, o que é o antídoto para nossa ênfase no ego. Os ensinamentos buddhistas nos contam sobre o sofrimento dos seres através  de todos os tipos de experiência. Mesmo olhando apenas para o reino humano, podemos ver o vasto sofrimento que surge. Se olharmos e refletirmos neste exato momento, quantas pessoas estão envolvidas em guerra? Quantas estão morrendo, ou olhando alguém de que elas gostam  morrer? Colocamo-nos no lugar delas e imaginamos que ali estamos. Refletimos sobre em quantos lugares ao redor do mundo as pessoas sofrem de fome tremenda. Como nos sentiríamos se estivéssemos na situação de pessoas  que não estivessem em condições de alimentar suas crianças, sem qualquer ajuda, olhando-as morrer de fome? Contemplamos todos os que estão em  hospitais, sofrendo e morrendo, imaginemo-nos lá, dando nosso último suspiro, toda nossa família ao nosso redor e sabendo que nunca os veremos  de novo. 

O Senhor Buddha ensinou que todos os seres, em um momento ou outro, estiveram muito próximos de nós, tanto quanto as nossas próprias mães.Eles nos nutriram, nos criaram e nos deram vida, e agora eles estão sofrendo. Vendo este apuro, surge na mente uma tremenda compaixão pelos seres sofredores. Através de tal contemplação, a compaixão surge, trazendo benefício de dois modos : Primeiro,a compaixão purifica o karma . Um   momento de compaixão extremamente forte, dizem, consegue purificar  incontáveis vidas de karma negativo. Segundo, após termos olhado  profundamente para os problemas dos outros, percebemos o quão afortunados nós somos. Todos os aparentes grandes problemas caem em perspectiva e,  afinal, não parecem ser problemas tão grandes assim. Isso ajuda a levantar a mente, contrário à auto-absorção que afunda a pessoa. 
Nos ensinamentos buddhistas Mahayana e Vajrayana, os objetos de nossas  preces são grandessíssimos bodhisattvas que, com tremenda compaixão, têm  dedicado suas vidas ao benefício dos outros. Essa grande compaixão tem o  poder de aliviar o sofrimento. As bênçãos da contemplação e do sofrimento nos ajudam a reduzir nosso foco egoísta. Depois, desejamos a felicidade  dos outros — isso é chamado amor. Quando a felicidade ocorre nas vidas  daqueles a nossa volta, cultivamos grande regozijo. Quer a boa fortuna ocorra nos seus relacionamentos, nos seu lar ou trabalho , ao invés de sermos invejosos e pensarmos, "Porque não comigo?  nos regozijamos não apenas no momento, mas desejamos e oramos para que a felicidade que eles  estejam experimentando dure e se torne ainda maior.Cultivamos compaixão não apenas para aqueles que amamos e que são boas conosco, mas para todos os seres. É mais difícil ter compaixão por aqueles que vemos como nossos inimigos ou com aqueles que nos dão momentos duros.Em nossa ignorância, não reconhecemos tais pessoas como seres maternos que previamente nos deram amor e cuidados. Equanimidade é reconhecer que todos os seres foram, em algum momento a nossa mãe, e então respondemos com  igual compaixão e amor por todos os seres, não importa qual seja nossa experiência corrente sobre eles . Essa é então a primeira metade do primeiro método para encontrar a  essência da mente : altruísmo e dissolução do sentido de ego, ganhos através do cultivo das "Quatro Qualidades Incomensuráveis" — compaixão,  amor, regozijo e equanimidade.....  continua amanhã 

Nenhum comentário:

Postar um comentário